Para Que Serve Queimar Café?

23.09.2022

Para Que Serve Queimar Café
Por Que Você Deve Queimar Borra de Café? – Queimar Borra de Café no Quintal, consegue manter os mosquitos bem longe. Isso de acordo com a agência de proteção ambiental dos Estados Unidos (US Environmental Protection Agency, mais conhecida pela sigla EPA).

O que significa queimar o pó de café?

compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin Essa defumação contribui para afastar energias negativas que nos sondam e ainda limpa o ambiente onde estamos ​ A  defumação  é uma prática importante que contribui com o ritual para manter os ambientes livres de más energias que insistem em nos cercar.

Existem momentos que são mais tensos e se apresentam com energias muito ruis que contaminam o ambiente em que estamos, permitindo que essas sensações ruins permaneçam onde quer que estejamos. A defumação é uma opção para evitar esse tipo de transtorno, para limpar e atrair novos ares, junto com as dependências de seus aromas.

É importante compreender que as ervas devem ser escolhidas não só pelo aroma que possuem, mas principalmente por suas dependências e por aquilo que elas representam. DEFUMAÇÃO COM PÓ DE CAFÉ – COMO FAZER? Muitos não conhecem, mas também existe uma maneira de realizar a defumação com pó de café. Saiba como fazer uma defumação caseira utilizando o pó de café: Você vai precisar de:

  • 7 galhos secos de erva doce;
  • 7 punhados de folhas secas de louro;
  • 7 punhados de camomila seca;
  • 3 punhados de açúcar;
  • 3 punhados de pó de café.
  • um pote ou vasilha para misturar as ervas, o café e o açúcar;
  • alguns pedaços de carvão;
  • uma vasilha ou lata de metal.

Passo-a-passo da defumação 

  • Acenda o carvão na vasilha de metal até deixá-lo em brasa viva;
  • Vá jogando as ervas misturadas no carvão aceso aos poucos;
  • Enquanto as ervas exalam, vá para a parte da frente do seu comércio;
  • A defumação deve ser feita a partir da frente, para a parte de trás do imóvel;
  • Ande pelos cômodos do seu comércio, defumando aos poucos, tomando cuidado para não se queimar;
  • Acrescente mais ervas à medida que diminuir a fumaça e o perfume da ervas;
  • A cada parte do imóvel, vá firmando seus pedidos, repetindo sempre a cada cômodo;
  • Tendo percorrido o imóvel por inteiro, a vasilha deve ser deixada no cômodo mais ao fundo, e lá deve permanecer até que o carvão se apague sozinho. Só então, se recolhe o conteúdo da vasilha em um papel grande o suficiente para que seja possível embrulhar tudo e se enterra o conteúdo ao pé de uma árvore;
  • Pode ser enterrado também em uma praça bem movimentada.

OBS:  Assim como na maioria dos rituais para prosperidade, a árvore escolhida não deve conter espinhos. CONHEÇA O SIGNIFICADO DE ALGUMAS ERVAS PARA DEFUMAÇÃO:

  • Alecrim e cardo santo:  espantam inveja e olho gordo.
  • Benjoim, beladona (só o incenso), cascas de alho, canela, folhas de fumo e mirra:  purificam o ambiente contra más vibrações e espíritos negativos.
  • Folhas de bambu:  contra “vampiros” astrais (pessoas que sugam a boa energia do ambiente).
  • Guiné:  barra todo e qualquer mal-feito.
  • Arruda:  desfaz trabalhos e feitiços.
  • Abre-caminhos e levante:  atraem bons fluidos, força e liderança.
  • Alfazema e macela:  acalmam, atraem boas amizades e protegem o lar.
  • Anis estrelado:  chama a boa sorte e as energias positivas.
  • Cedro:  eleva as preces e orações e invoca as forças positivas.
  • Cravo-da-índia:  protege contra as más intenções alheias.
  • Eucalipto:  favorece a saúde.
  • Lavanda:  serve como escudo protetor contra todos os males.
  • Louro:  atrai prosperidade.
  • Manjericão e sândalo:  trazem amor e espiritualidade positiva para o seu lar.
  • Rosa-branca:  atrai paz e harmonia.

Pode fazer defumação à noite?

Para que a limpeza astral e psíquica de um ambiente seja bem feita e com bons resultados, devem ser feitas sempre duas defumações. A primeira irá limpar o ambiente e a segunda irá imantar este mesmo ambiente. ​ Antes de iniciar, coloca-se um copo com água sobre folhas de jornal, na porta de saída da casa ou do ambiente a ser limpo.

A colocação do jornal é somente para aparar as brasas que ali serão despejadas e o copo com água para apagá-las. ​ Colocar o carvão para queimar. Para isto usar uma peneira de aço com o carvão dentro e colocá-la no fogo.

Deixar o carvão ficar em brasa. Isto é muito importante, pois é a brasa a grande responsável pela absorção de energias negativas! Depositar as brasas em um turíbulo de cerâmica ou metal e iniciar a primeira defumação. ​ A primeira defumação é realizada do cômodo mais interno da casa para a porta da rua.

  • Deve-se passar em todos os cômodos;
  • Começa-se, por exemplo, nos quartos, passando pela sala, dependências, cozinha, terminando na porta de saída;
  • Esta porta de saída deve ser aquela utilizada pelos moradores da residência para a passagem rotineira;

O banheiro, normalmente, não necessita defumação, de vez ser um local por onde corre muita água e aonde normalmente depositamos todos os dejetos do nosso corpo. Já é um local de descarga! ​ Enquanto estiver realizando a primeira defumação, deve-se fechar as janelas e abrir as torneiras da casa.

  • Este procedimento não permitirá que energias de todas as ordens fiquem dispersas por todos os locais;
  • ​ Nos dias de hoje, quando a maioria das pessoas mora em apartamentos, cabe-nos preservar a integridade energética de todos os vizinhos;

Fechando as janelas, direcionamos estas energias para a água corrente, o que não prejudica a ninguém. Ao terminar, se despeja as cinzas no jornal e joga-se a água por cima. Embrulha-se tudo com o jornal que deverá ser despachado, depois, na sarjeta da rua ou no lixo colocado fora de casa.

​ Ao fazer a defumação, deve-se entrar no cômodo, ir até o centro e deixar que as ervas queimem um pouco, pedindo para que todos os males sejam afastados. Ao colocar as ervas ou resinas no turíbulo, agradecer àquelas ervas e resinas por realizarem o trabalho de limpeza do ambiente.

You might be interested:  Como Fazer Desenhos No Café?

Depois, ir a um dos quatro cantos e fazer uma cruz, ir então ao canto oposto. Depois ir ao terceiro canto e, por último, ao quarto canto, que deverá coincidir com a porta de saída do cômodo. A defumação é sempre feita em X. Deve-se defumar muito bem atrás de cada porta, pois os cantos escondidos facilitam à impregnação de energias não muito boas, quando o ambiente não estiver em vibrações de paz e harmonia.

​ É importante notar que, sempre após fazer a defumação em um canto do cômodo, retorna-se ao centro, para então ir ao outro canto. Ao terminar a primeira defumação, espera-se cerca de dez minutos, abre-se todas as janelas e se fecha as torneiras e, após aguardar mais uns quinze minutos, inicia-se a segunda defumação.

Coloca-se novamente o jornal com um copo d’água, na saída, com o mesmo fim da vez anterior. ​ Esta segunda defumação é feita da porta de saída para o cômodo mais interno, ou seja no sentido contrário da primeira. Percorre-se o sentido inverso do realizado anteriormente.

  • Nesta segunda defumação, pede-se para que o ambiente esteja repleto de boas vibrações;
  • Agora pode-se pedir aos Guias e Protetores que imantem a nossa casa;
  • Ao terminar, deixa-se as ervas e resinas queimarem até o fim, na sala, por exemplo;

Depois, leva-se até a porta de saída, despeja-se tudo, joga-se o copo d’água e embrulha-se tudo no jornal. ​ A segunda defumação tem um caráter não de limpeza de um ambiente e, sim, de imantação do mesmo. ​ Daí a importância das duas defumações: uma limpa o ambiente, enquanto que a outra o imanta.

Os resultados advindos de uma única defumação, no caso de um ambiente doméstico, são imprevisíveis. Podem dar bons resultados ou não. ​ ​ MATERIAIS A SEREM USADOS NA PRIMEIRA DEFUMAÇÃO: ​ Dentre estes materiais, escolher três: palha de alho (sendo a do roxo a melhor), pó de café, pó de cânfora (cuidado, pois tem um cheiro muito ativo), fumo de rolo, asa féti (de cheiro muito forte), esterco seco de boi (é o melhor de todos, pois não dá cheiro ruim).

​ ​ ERVAS E RESINAS A SEREM USADAS NA SEGUNDA DEFUMAÇÃO: ​ Neste caso a escolha das ervas e resinas dependerá do fim a se alcançar. Normalmente se utiliza as seguintes ervas ou resinas, sempre em número de três ou qualquer número ímpar: alfazema (para harmonização e amorização), alecrim (para se obter consolo e saúde), incenso (para se alcançar as vibrações mais espiritualizadas), benjoim (para se vencer medos e depressões) e mirra (para se obter a prosperidade e fartura).

​ O incenso, a mirra e o benjoim devem ser importados, de vez que o material nacional vem muito misturado com sebo, o que baixa o nível energético do produto, além de produzir mau cheiro e ser difícil de se manter aceso.

Após as duas defumações pode-se se acender incensos em varetas. O uso puro e simples do incenso em varetas funciona somente para aromatização do ambiente. O melhor incenso em varetas é o indiano, de vez ser produzido sob a entonação de mantras. ​ O horário para a defumação é ao nascer ou ao por do Sol.

Em qualquer fase lunar pode ser feita a defumação. O melhor dia da semana é às segundas-feiras, podendo ser realizada em qualquer outro dia. Além da defumação, para a perfeita limpeza da casa, deve-se passar um pano embebido em álcool canforado, em todos os espelhos, no primeiro dia de lua nova.

Assim a limpeza psíquica, astral e espiritual da casa estará completa. ​ QUE A LUZ DO TEMPLO DO VALE DO SOL E DA LUA ILUMINE SEMPRE A SUA CAMINHADA!.

Para que serve o banho de pó de café?

Para que serve o banho de café? – Para Que Serve Queimar Café Basicamente, o banho de café serve para aumentar a sua proteção e repelir toda e qualquer energia ruim. Além, é claro, de ser um excelente desodorante aromático. Esse tipo de banho é indicado para aqueles dias em que parece que nada dá certo, sabe? Quando feito nessas ocasiões, o banho de café tem o poder de realizar um descarrego total, que purifica, mas também sela o seu corpo para que as energias negativas não cheguem até você por um bom tempo.

O que significa derramar café quente no chão?

Aprenda alguns significados: – – Quando se derruba acidentalmente, um copo ou jarra de água em cima de uma toalha de mesa, tem uma tempestade a caminho. – Se derramar sal ou pimenta no chão, se previna contra discussões (Para se livrar deste mau presságio, jogue uma pitada de sal ou de pimenta sobre o ombro esquerdo) – Ao servir seu café criou bolinhas de ar na xicara onde você vai beber café, algum dinheiro há de chegar.

  • – Se o laço de seu avental desmanchar sozinho enquanto você cozinha, significa que alguém em algum lugar está com o pensamento em você;
  • – Quando maçãs estão assando no forno e sua casca estoura, é um sinal de boas novas;

– Quando um garfo cai no chão, certamente receberá uma visita masculina, mas se for uma colher, será uma visita feminina. – Se cair um pão com manteiga virada para o chão é mau presságio. Se cair com a manteiga para cima é sinal que coisas boas estão prestes a acontecer.

  1. – Quando uma faca cai no chão é sinal de que uma briga acontecerá no lar;
  2. Para evitar esta briga é necessário riscar uma cruz no chão, no mesmo local onde a faca caiu;
  3. – Derramar arroz cru na cozinha ou encontrar arroz no chão ou pelo caminho significa felicidade, sorte, amor, e prosperidade na vida;

– Quebrar copo, derramar açúcar sem querer, entornar vinho, são sinais de boa sorte. – Pó de café derramado no chão, cuidado, problemas amorosos estão chegando. – Se alguém estiver varrendo a casa à noite não é bom, pois expulsa a tranquilidade do lar. Previsões da semana: Aries O grande segredo para ter uma semana fantástica é observar, não tome atitudes precipitadas espere o momento certo.

Procure entender a movimentação do universo, nem sempre as coisas são exatamente como a gente quer, mas sim como a gente precisa. Touro As grandes lutas nos trazem vitórias gigantescas, não abra mão de ir atrás do que realmente é importante para o seu caminho, nem sempre as pessoas que estão ao seu lado são as que torcem por você, fique esperto.

Gêmeos Fugir dos problemas não é a forma madura de resolvê-los, você precisa deixar o medo de lado e encarrar as adversidades. A vida é curta para ficar esperando o momento certo para ser feliz. Veja se realmente o que está a sua volta é o que você quer, senão é hora de tomar atitude.

You might be interested:  Cuantos Mililitros Tiene Un Expreso?

Câncer Semana de muitas alegrias relacionadas a sua vida profissional, não perca seu tempo com pessoas confusas, afinal errar é humano mas permanecer no erro significa que você não aprendeu nada com a vida.

Aproveite as boas energias e dê um up nos teus caminhos. Leão Sua generosidade e sua vontade de fazer sempre o melhor será seu grande trunfo para alcançar seus objetivos. Não perca seu tempo com conversas paralelas, elas nunca levam você a onde você precisa.

Virgem Os dias de chuvas estão chegando ao seu final, você vai entrar em uma fase de muitas realizações e transformações, procure aproveitar o máximo essa nova caminhada. Problemas amorosos estão começando a serem resolvidos.

Libra Sai da rotina, este é um bom momento para buscar novos rumos e principalmente não aceite mais a mesmice, é hora de dar uma chance ao novo, mesmo que isso lhe traga medo, arriscar é preciso nesse novo momento. Escorpião Entregue seu caminho ao universo, pare de querer controlar tudo, muitas vezes as melhores coisas acontecem quando paramos de querer dar a direção e deixamos as coisas fluírem, faça isso e veja quanta coisa boa vai chegar.

Sagitário Mude de atitude com algumas pessoas, está na hora de dizer mais “nãos” isso não significa que você não é uma pessoa generosa, mas está na hora de colocar limites. Tome essa atitude e veja quem realmente está ao seu lado.

Capricórnio Semana com uma boa melhora profissional, não será ainda a melhor semana, mas vai começar a clarear um pouco mais o que você vem lutando há dias. Comece a colocar seus planos em prática e em breve começará a colher bons frutos. Aquário As dificuldades serão vencidas, não deixe que a adversidade vença a sua vontade de conquista.

O que significa café no mundo espiritual?

Místicos acreditam que, para além de ser uma bebida energética que age diretamente sobre o nosso sistema nervoso, o café também é usado em banhos de limpeza espiritual.

Onde jogar o pó de café?

Pode jogar pó de café na pia?

Borra de café desentope pia? – Mito. A resposta é NÃO! A borra de café não só não desentope pia, como pode causar ou agravar um entupimento. Apesar do café ter características ácidas, ao ser processado e coado, o pó perde praticamente toda sua acidez, não sendo eficaz no desentupimento de gorduras.

  1. Pelo contrário, ao jogar o pó de café no ralo, ele tende a grudar nos resíduos de gordura presentes no encanamento, formando uma grande bola, capaz de interromper o escoamento de água por completo, entupindo a pia;

Por isso nossa dica é: mantenha o pó de café bem longe do ralo da pia da cozinha. Após coar o café, lembre-se de retirar o máximo de pó do coador, antes de lavá-lo, e destine para o local correto, nunca a pia. Leia também: Como desentupir cano com gordura: dicas e prevenção.

O que fazer com restos de pó de café?

Fim do cheiro ruim – Para Que Serve Queimar Café Foto: Pixabay O pó de café é capaz de absorver odores desagradáveis de uma forma muito simples. Basta colocar o café em um recipiente aberto e colocar dentro do local que não está cheirando bem – pode ser a geladeira, uma lata de lixo ou algum armário ou cômodo da casa. Outra dica é fazer sachês de café com tecido e deixar nas gavetas ou no banheiro.

Que dia defumar a casa?

Em geral, muitos místicos acreditam que a defumação deve ser utilizada apenas em algumas ocasiões especiais, por meio de pagés, magos, pretos velhos e exorcistas com a finalidade de limpar o consulente. Fora essas, outros afirmam que a defumação realizada dentro de casa pode ter sua fumaça confundida com ectoplasma e assim atrair almas que estejam vagando.

Entretanto, se você vem sentindo que as energias precisam ser renovadas e deseja fazer uma defumação dentro de sua casa ou escritório, há uma forma prática de obter tais efeitos, utilizando um pequeno recipiente com a(s) erva(s) desejada(s) em sua forma desidratada (para que possam pegar fogo) ou um incenso, também relacionado à erva em questão.

E a hora? Bom, o melhor momento para defumar é durante a Lua Minguante (até três dias depois do início da Lua Nova a prática ainda é aconselhada); período favorável para limpezas energéticas e banimentos. Procure fazer a defumação quando não houver mais ninguém dentro da casa ou do escritório, mas se puder aguardar o despontar da Lua para iniciar, os resultados serão ainda mais eficazes.

  • Agora, se a sua intenção é atrair algo para dentro do local, como felicidade, disposição ou amor, por exemplo, a Lua Cheia é a fase mais propícia! Nesses casos, aposte em ervas como rosas brancas, anis estrelado, levante e sândalo;

Apenas não misture duas ervas com finalidades diferentes! Se quiser fazer uma limpeza e também atrair algo para a sua vida, reserve dois dias diferentes para essas defumações. Enquanto defuma, em qualquer uma dessas situações, alimente apenas sentimentos e pensamentos positivos. Leia também:

  • Ritual cigano para a limpeza espiritual de ambientes
  • Ritual com defumador para a limpeza espiritual dos ambientes

Anúncios .

Como fazer defumador para atrair dinheiro?

Para realizar uma simples, porém eficiente defumação caseira, serão necessárias apenas algumas ervas para sincronizar as energias desejadas. No caso desse ritual, o material necessário será composto por sete pacotes de chá erva doce , sete maços de folhas de louro , sete pacotes de chá de camomila , uma colher pequena de açúcar, uma vasilha qualquer de metal e um pouco de carvão vegetal. Veja também Quando o carvão atingir o ponto certo de brasa, basta colocar junto à ele na vasilha, todos os outros ingredientes. Enquanto as ervas exalam seus aromas, percorra então todos os cômodos da casa com a vasilha nas mãos, com muito cuidado para não se queimar; comece o processo na parte externa da casa e vá lentamente para o seu interior. Ao passar por cada parte da casa, realize os pedidos para obter saúde, prosperidade , paz e harmonia familiar, repetindo os mesmos em cada cômodo.

  1. O preparo da defumação também consiste em simples passos;
  2. Na primeira etapa, será realizado o preparo do carvão vegetal, pois este será o responsável por dissipar os aromas das ervas para o ambiente;
  3. Para isso, colocamos o carvão na vasilha de metal escolhida, onde ele é aceso e deve arder até que entre em estado de brasa bem viva;
You might be interested:  Quién Inventó El Café?

Tendo percorrido a casa por inteira, a vasilha deve ser deixada no cômodo mais ao fundo da casa, e lá deve permanecer até que todo seu conteúdo tenha acabado de arder. Somente quando as brasas já tiverem se extinguido, recolhemos o conteúdo da vasilha em um papel grande o suficiente para que seja possível embrulhar tudo e então, enterre o conteúdo ao pé de uma árvore; pode ser enterrado também em uma praça bem movimentada. Veja também Saiba mais : Anúncios .

Como defumar a casa para tirar energias negativas?

O que significa defumar a casa? – Sim, defumar a casa é uma atividade que existe e é muito popular. Queimar ervas e espalhar a fumaça pelos cômodos e cantos de um espaço é uma prática que limpa e purifica a alma e o lugar, convidando a energia positiva – os efeitos duram depois que a fumaça dissipa. Para Que Serve Queimar Café – Eva Elijas/Pexels.

Para que serve banho de café com sal grosso?

Para Que Serve Queimar Café Segunda-feira é um belo dia para tomarmos um banho de descarrego, ou seja, purificar nosso corpo, nossa aura contra energias negativas. Todos da família podem prepará-lo com o objetivo de afastar negatividade, ou seja, eliminar as energias ruins que atrapalham nosso dia a dia. Confira com carinho, veja como é fácil fazê-lo: Ingredientes: – 2 litros de água, temperatura ambiente. – 3 colheres (sopa) de sal grosso >> proporciona limpeza energética da aura, afasta energias negativas, purifica corpo e alma.

– 1 colher (sopa) de café em pó >> promove equilíbrio no campo astral, atrai energia da prosperidade. Como fazer Mexa tudo com suas mãos pedindo aos deuses do universo a purificação do corpo e da alma orando com muita fé o Pai Nosso.

Em seguida, despeje o preparo do pescoço para baixo. Após uns 3 minutos, enxugue-se, durma com o banho. Quando fazer Segunda-feira. Fica aqui a dica especial de hoje para vocês! Fé, paz e luz! Beijos, Márcia Fernandes * Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado.

Como fazer banho de descarrego com pó de café?

Coloque o café em uma jarra limpa e grande com bastante água morna junto. Jogue o banho para limpeza espiritual do pescoço aos pés. Deixe secar naturalmente e permaneça em casa durante as próximas horas. Faça este banho por 3 dias consecutivos e sinta a diferença.

Para que serve o banho de açúcar e canela?

Esta poderosa especiaria é conhecida por ser afrodisíaca – o que pode aumentar muito o poder de atração. Contudo, o ritual do banho de Canela com Açúcar pode melhorar o desânimo e a tristeza, já que possui energias para animar qualquer ambiente e corpo, além de aumentar a proteção física e a atração financeira.

O que significa pó de café?

Sonhar com pó de café – Pó de café é nada mais nada menos que café em pó. Este é um dos primeiros sonhos da nossa lista pois é um dos mais sonhados e procurados na internet em 2019. Mas afinal, qual é o seu verdadeiro significado? Sonhar com café em pó está relacionado com os seus sonhos desfeitos.

  1. Simboliza uma destruição dos seus maiores sonhos devido ao aparecimento de algo ou de alguém;
  2. Existe alguma coisa que mudou muito a sua vida e que a/o impediu de realizar todas as coisas com a qual tinha sonhado;

Os seus sonhos transformaram-se em pó, tal como o café que viu durante o seu sonho.

O que representa o café?

Café: Um Ritual Social – Vamos retornar ao lado do consumo do café para a nossa definição final e perguntar: quando uma xícara de café não é apenas uma xícara de café? Quando é uma boa vinda à vizinhança, ou um encontro, ou uma conversa difícil… ou tantas outras coisas que o café venha a nos representar.

  • Em muitas cidades no Reino Unido, as pessoas convidarão novos vizinhos para uma xícara de chá ou café;
  • Na Suécia, fika – a prática de ter um café da manhã com bolo e café – tem se tornado uma parte reverenciada da cultura;

Nos Estados Unidos, as cafeterias têm sido associadas à ideia de casa-fora-de-casa, especialmente, para as pessoas mais jovens que ainda moram com suas famílias. Na Itália, a parada para um rápido espresso é uma tradição nacional. Na Arábia Saudita, é uma forma consagrada de receber os convidados. Para Que Serve Queimar Café Crédito: Coffee and I. Ao redor do mundo, o café é um momento precioso para todos nós. É a oportunidade de se sentar, desfrutar de algo só porque queremos, e relaxar – talvez no primeiro momento do dia. São manhãs de domingo e momentos em que retornamos do trabalho para casa. Ainda assim, em outras momentos, o café não é um momento para si.

  • Pela América Latina, o café preparado tradicionalmente reúne famílias;
  • É o começo de um dia de trabalho, um símbolo de nos envolvermos em reuniões e relatórios de projetos;
  • É sobre energia no lugar da calmaria;

Em muitos países, o café representa um primeiro encontro que é fácil de fugir. Ou uma oportunidade para networking. Ou uma conversa difícil melhor conduzida fora do escritório. Ou uma entrevista de emprego para uma empresa com ambiente casual. Ou uma forma de confortar pessoas após notícias ruins.

  1. O café desenvolveu tantos significados que, às vezes, é difícil entender o que ele realmente simboliza;
  2. O seu significado é tão complexo quanto as relações humanas;
  3. Entretanto, uma coisa é inegável – ele é parte integral do nosso mundo;

Traduzido por Sandra Sousa. PDG Brasil Gostaria de ler mais artigos como este?  Assine nossa newsletter!.

O que significa derrubar açúcar?

seg, 22/09/08 por Paulo Coelho | Numa reunião em minha casa, alguém quebrou um copo. “Isto é sinal de boa sorte”, disse minha mulher. Todos os presentes conheciam esta tradição. Quebrar copo, derramar açúcar sem querer, entornar vinho, são sinais de boa sorte.

“Por que isto é sinal de boa sorte?”, perguntou um rabino que fazia parte de nosso grupo. “Não sei”, disse minha mulher. “Talvez seja um antigo costume, de deixar sempre o hóspede à vontade”. “Não é a explicação correta”, disse o rabino.

“Certas tradições judaicas dizem que cada homem tem uma cota de sorte, que vai usando no decorrer de sua vida. Pode fazer com que esta sorte renda juros, se usá-la apenas para coisas que realmente necessita – ou pode desperdiçá-la à toa. Também nós, judeus, dizemos ‘boa sorte quando alguém quebra um copo.