Como Torrar Café Em Casa?

08.09.2022

Como Torrar Café Em Casa
Na pipoqueira elétrica – Até mesmo os modelos mais simples de pipoqueiras elétricas oferecem bons resultados para a torra do café em casa. O segredo é utilizar uma pequena quantidade de grãos crus, que devem ser colocados no recipiente destinado ao milho.

É possível torrar café em casa?

Tomar café durante a correria do dia a dia é um hábito muito comum entre os brasileiros, principalmente pela energia que a bebida consegue oferecer. Entretanto, o costume de torrar os grãos em casa não é muito difundido no Brasil. Ao contrário do que muitos pensam, é possível torrar o café na sua própria casa, utilizando o forno doméstico ou até mesmo outros produtos, como uma pipoqueira, garantindo assim uma bebida especial e fresca todos os dias de forma prática e sem muito esforço.

  1. Se você é um apaixonado por café e quer aprender como torrar os grãos na sua própria casa, este artigo é ideal;
  2. Nós trouxemos algumas informações sobre como torrar o café utilizando o forno ou outros utensílios, além de dicas para produzir uma bebida de qualidade;

Confira a seguir!.

Como fazer a torra do café?

Como o café é torrado?

Como Torrar Café Em Casa Processo de Torrefação do Café A torra do café verde normalmente ocorre em temperaturas acima de 200°C onde são desenvolvidos os sabores e aromas, além de alterações estruturais no grão. Então, durante a torra, o calor proveniente do ar e da superfície quente do torrador é transferido para os grãos. O aumento interno da temperatura provoca a evaporação da umidade dos grãos em um processo Endotérmico. Com o aumento da temperatura, reações exotérmicas têm início, concomitantemente com a formação de compostos voláteis e CO2.

Com o aumento da pressão interna, ocorre a expansão dos grãos, causando pequenas rachaduras em suas paredes, evento conhecido como crack. Aliás, quando se atinge o grau de torra desejado, os grãos devem ser resfriados a ar para interromper a torra.

O resfriamento não deve ultrapassar de três minutos. Além disso, a torra de café envolve um grande número de reações químicas e muitas reações físicas. Elas ocorrem entre 10 a 15 minutos para temperaturas acima de 200°C. O principal carboidrato presente no grão verde é a sacarose.

You might be interested:  Cómo Se Hace El Café?

Em geral, grãos Arábica possuem duas vezes mais sacarose que grãos Robusta ou Conilon. E durante a torra, a sacarose é rapidamente degradada, permanecendo uma pequena quantidade no grão torrado. Então esta pequena quantidade de sacarose sofre um processo de pirólise e caramelização.

Uma pequena fração desta sacarose residual é hidrolisada em glicose e frutose, que terão papel importante na reação de Maillard, responsável, principalmente, por conferir cor e sabor ao café. Nesta reação ocorre a degradação de carboidratos e a formação de compostos voláteis responsáveis pelo aroma.

  • Leia também: Você sabe o que é café especial?

Qual o ponto do café?

Ponto 2 – Temperatura – Quem acha que a água tem que estar fervendo na hora de passar pelo pó está ligeiramente enganado. A verdade é que, quando a água está a 100º C, seu ponto de ebulição, ela perde todo o seu oxigênio. Desse jeito, você estará queimando seu pó de café, que sofre alterações de sabor e qualidade.

A água tem que estar sim muito quente; porém, o ponto “certo” está entre 92º e 96º C. Isso garante que todas as substâncias e nuances do café passe para a bebida. Uma água “fria” não permitiria a extração de alguns compostos, resultando numa bebida desequilibrada.

Se você não tem um termômetro em casa, uma sugestão é retirar a água do fogo assim que as primeiras bolhas começarem a aparecer. Outra alternativa é deixar que a água ferva e, ao tirar do fogo, escaldar o filtro de papel e os recipientes em que o café ficará.

Quando terminar esse processo, a temperatura da água estará boa para preparar a bebida. Além disso, como bônus, o café não perderá calor ao ser servido. Fizemos um artigo inteiro falando apenas sobre esse ponto.

Confira aqui.

Como se torrar café no microondas?

Qual o momento certo para colher o café?

Quando realizar a colheita de café? – A colheita de café deve acontecer quando os frutos atingem seu estado de maturação fisiológico (cereja), que ocorre no período da seca, entre março/abril a setembro. A principal evidência da maturação é a mudança da cor da casca.

  1. No café, ela transita do verde para vermelho ou amarelo, de acordo com a variedade;
  2. Isso é o resultado da intensificação das atividades respiratórias, produção do etileno e, na sequência, a degradação da clorofila e síntese de pigmentos, como carotenoides e antocianinas;

A hora certa de colher os grãos é quando eles atingem a maturação fisiológica com 55 a 70% de umidade. Para entender melhor, entenda quais são as denominações do café:

  • 60 a 70% de umidade: Verde
  • 45 a 55% de umidade :Cereja
  • 30 a 45% de umidade: Passa
  • 25 a 35% de umidade: Bóia
  • Menor que 25% – Coco
You might be interested:  Qué Significa Que Se Caiga El Café?

O ideal é que a colheita se inicie quando a lavoura ou talhão apresentar pequena quantidade de cafés verdes, menor que 20%, e estiver ainda com pequena quantidade de frutos passas ou secos, ou seja, no estágio pós-maturação. .

Quais são os métodos de secagem do café?

Como fazer um café de boa qualidade?

Como se torrava café antigamente?

E a torra do café antigamente? – Não existem muitos relatos ou arquivos sobre como era esse processo. O que pudemos notar é que antigamente o café era torrado em tacho e em panela de ferro, moído no moinho manual, a água do preparo já era adoçada com rapadura e, pronto, tínhamos o café.

Para Jonathan Piazarollo, mestre de torra da Trentino Cafés Especiais, antigamente não havia a preocupação que temos hoje com o pós-colheita. A torra mais escura era o jeito mais fácil de esconder os sabores indesejáveis.

Nessa época, a coloração da fumaça exalada e o odor do grão eram o caminho para descobrir o ponto ideal da torra. Nathan Herszkowicz, diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), acredita que por isso a bebida forte de uma torra escura que resultava em um café amargo eram tão consumidos antigamente.

  • Os primeiros implementos conhecidos para torrar grãos de café eram panelas finas, circulares, muitas vezes perfuradas, feitas de metal ou porcelana, usadas no século XV no Império Otomano e na Pérsia;
  • Esse tipo de panela, rasa e côncava, era equipada com uma longa alça para que pudesse ser mantida sobre um braseiro (um recipiente de carvão quente) até que o café fosse torrado;

O primeiro equipamento cilíndrico com uma manivela surgiu no Cairo por volta de 1650. Feito de metal ou ferro fundido, era mantido em fogo aberto. Assim,em outros países foram surgindo modelos variados. No século XIX, torradores comerciais apareceram nos Estados Unidos e na Europa.

  • Eram usados para grandes lotes de café, enquanto os modelos caseiros permaneciam sendo usados em pequenos lotes;
  • Por volta de 1849, surgiu o famoso torrador esférico, ou bolinha;
  • Durante a segunda metade deste século, as torrefações de café de todo o mundo experimentaram suas fontes de aquecimento e resfriamento, cilindros de torrefação e ventilações;

Em 1889, Carl Salomon introduziu uma técnica de torrefação rápida usando o princípio da ventilação a gás quente. Segundo ele, seria possível reduzir o tempo de torra, que era de 45 minutos, para vinte minutos. Nos anos seguintes, a maioria dos torradores passou a usar os princípios de Salomon. Como Torrar Café Em Casa.

You might be interested:  Carta Donde Te Expreso Lo Que Siento?

Qual a temperatura ideal para a torra do café?

COMO TORRAR CAFÉ EM CASA USANDO UMA PANELA COMUM

O intervalo de temperatura entre 205 a 220 representa as temperaturas de torra do ‘pico do sabor’.

Como se torrar café no microondas?

Faz mal tomar pó de café?

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

Como Torrar Café Em Casa Jovem de 26 anos tem overdose após ingerir 20 gramas de cafeína em pó (Foto: Pixabay) Uma mulher de 26 anos foi parar no Hospital Queen Elizabeth, em Londres, por conta de uma overdose que teve após ingerir 2 colheres de chá de cafeína em pó. O caso foi compartilhado pelos médicos responsáveis na edição de maio do British Medical Journal. Segundo os especialistas, ingerir entre um ou dois gramas de cafeína já é suficiente para causar efeitos tóxicos significativos, incluindo taquicardia (uma frequência cardíaca superior a 100 batimentos por minuto), desorientação, quebra do tecido muscular esquelético, alucinações ou mania.

Sobredosagens maiores, que geralmente estão associadas à ingestão excessiva de cafeína a partir de suplementos, podem resultar em morte  — cinco gramas da substância já podem ser fatais. Surpreendentemente, a britânica relatou ter ingerido quase 20 gramas de cafeína antes de começar a sentir palpitações, sudorese, ansiedade e dificuldade para respirar.

Essa quantidade, segundo os padrões da FDA, equivale a 56 xícaras (150 ml cada) de café. Chegando no hospital, os médicos notaram que, além de uma baixa pressão arterial, sua frequência cardíaca em repouso era elevada: 109 batimentos por minuto. Um eletrocardiograma mostrou que ela sofria de taquicardia ventricular polimórfica.

Além disso, outros testes mostraram acidose metabólica, que é um grave distúrbio eletrolítico no qual o sangue se torna mais ácido. Os médicos começaram a tratá-la ainda acordada, mas sua condição persistiu e a paciente teve de ser transferida para uma unidade de tratamento intensivo (UTI), onde foi sedada com fentanil e passou a respirar com ajuda de um ventilador.

A jovem também recebeu carvão ativado, cujas substâncias se ligam a toxinas presentes no intestino e impedem que mais cafeína seja absorvida e entre na corrente sanguínea. Felizmente, a paciente saiu da UTI após uma semana e recuperou-se sob os cuidados de uma equipe psiquiátrica.

Qual a temperatura ideal para a torra do café?

O intervalo de temperatura entre 205 a 220 representa as temperaturas de torra do ‘pico do sabor’.