Como Fazer Café Descafeinado?

26.09.2022

Como Fazer Café Descafeinado

Como Fazer Café Descafeinado Café é café, ou seja, não existe grão descafeinado, por isso, como é que se obtém o descafeinado que milhões de pessoas bebem diariamente? Existem três processos principais para obter o café descafeinado. Processo com água O processo de produção de descafeinado que envolve água, ocorre da seguinte forma: os grãos de café verde ou cru são submetidos a vapor ou mergulhados em água quente, num tanque, de forma a expandir os poros do próprio café, facilitando assim a extração da cafeína.

Com os poros já abertos, os grãos de café são colocados de molho com uma mistura de café sólido que remove a cafeína, mantendo os óleos e o sabor do café intacto. Por fim, a água é transferida para outro tanque, onde a cafeína é filtrada.

Os grãos de café são secos e seguem para torrefação. Processo com dióxido de carbono Este processo de descafeinado implica a introdução dos grãos de café verde num tanque de aço inoxidável atestado com água – o dióxido de carbono pressurizado é depois adicionado à água.

  1. Apesar do dióxido de carbono atrair a cafeína, as proteínas e os hidratos de carbono dos grãos de café mantêm-se inalteráveis;
  2. O dióxido de carbono, agora repleto de cafeína, é transferido para outro tanque de aço inoxidável, onde a pressão é largada e a cafeína eliminada;

O dióxido de carbono volta ao seu estado gasoso e pode ser reutilizado noutros grãos de café crus. Os grãos de café, agora descafeinados, são submetidos a um processo de secagem, antes de poderem ser torrados. Processo com diclorometano ou acetato de etila Produzir descafeinado através do processo químico pode ser realizado de forma direta ou indireta, sendo que ambos os métodos requerem a utilização de diclorometano ou acetato de etila.

No método indireto, os grãos de café verde são colocados de molho em água quente, que atua para separar a cafeína e os óleos responsáveis pelo sabor do café em si. De seguida, a água é transferida para um tanque, onde é tratada com um dos dois químicos já mencionados e que, ao entrar em contacto com a água, facilita a filtragem e consequente separação da cafeína.

Depois de a cafeína ser filtrada, os grãos de café são reintroduzidos na água, de forma a poderem reabsorver os seus óleos e paladar. No método direto, os grãos de café verde são submetidos a vapor e depois enxaguados com diclorometano ou acetato de etila para remover a cafeína.

  • Anterior
  • Seguinte
You might be interested:  Que Es El Expreso Tec?

Contents

Como preparar um café descafeinado?

Solventes químicos – A primeira pessoa a descobrir um método prático de descafeinação foi outro alemão, Ludwig Roselius, chefe da empresa de café Kaffee HAG. E foi por acidente. Em 1903, uma carga de café num navio havia sido inundada pela água do mar em trânsito – num processo de dissolução química, a cafeína foi liberada, mas sem afetar o sabor.

Roselius então elaborou um método industrial para repetir esse feito, cozinhando os grãos com vários ácidos antes de usar o solvente benzeno para remover a cafeína. Nascia assim o café descafeinado, patenteado três anos depois.

Tempos depois descobriu-se que o benzeno era um possível agente cancerígeno, o que levou à busca de técnicas de extração da cafeína dos grãos de café sem afetar o sabor. Segundo Chris Stemman, diretor-executivo da associação British Coffee, a maioria das técnicas elaboradas à época ainda é usada hoje.

Mas o processo não é tão simples quanto pode se supor. Muitas das empresas especializadas em descafeinação estão sediadas na Europa, no Canadá, nos Estados Unidos e na América do Sul. Crédito, RyanJLane/Getty Images Legenda da foto, A cafeína precisa ser retirada dos grãos de café quando eles ainda estão verdes, antes da torra Você pode pensar que seria mais fácil torrar os graõs, moê-los (para café espresso, filtrado ou instantâneo) e então começar o processo.

Não é assim, diz Stemman. “A descafeinação acontece quando o café ainda está verde antes de ser torrado. Se você fosse tentar descafeinar um café torrado, acabaria fazendo algo que tem gosto de palha. ” Existem várias maneiras, mas a que prevalece é deixá-lo de molho em um solvente – geralmente cloreto de metileno ou acetato de etila.

  1. O cloreto de metileno pode ser usado como um diluidor de tinta e um desengraxante, bem como um agente para remover a cafeína;
  2. O acetato de etila, por sua vez, é um éter de fruta natural feito geralmente de ácido acético – essencial no vinagre – e também é usado para fazer o removedor de esmalte (tem um cheiro doce característico, muito parecido com gotas de pêra);
You might be interested:  Cual Es La Mejor Leche Para Hacer Capuchino?

Os grãos são primeiro embebidos em água e depois cobertos em uma solução contendo um desses solventes. Só então a cafeína é retirada. A água com solvente é então reutilizada seguidas vezes até estar cheia de aromas e compostos de café – praticamente idênticos aos grãos, com exceção da cafeína e do solvente.

Precisa coar café descafeinado?

2 – Octavio café torrado e moído descafeinado – Uma outra alternativa é o café descafeinado torrado e moído da Octavio. Por ser um pó pode ser coado em coador de pano ou papel, fica a seu critério. Cultivado no México, foram usados grãos de Bourbon Amarelo para a confecção desse café.

Quais os malefícios do café descafeinado?

Café descafeinado faz mal para o estômago – O café descafeinado, assim como o café normal, aumenta a acidez no estômago e facilita o retorno dos alimentos para o esôfago, por isso ele deve ser consumido com moderação por pessoas que sofrem com gastrite, úlcera e refluxo gastroesofágico. Como Fazer Café Descafeinado Tomar até 4 xícaras de café descafeinado não faz mal.

Quais são os benefícios do café descafeinado?

Diminuição do risco de diabetes tipo 2 – O café descafeinado já se mostrou um bom companheiro quando o assunto é redução do risco de adquirir diabetes tipo 2. Segundo estudos da área , a cada dose diária de pretão, há 7% de chance de reduzir o risco da doença.

Quem tem ansiedade pode tomar café descafeinado?

O café descafeinado apresenta benefícios semelhantes aos do café comum sem aumentar a ansiedade e o refluxo ácido – O café descafeinado costuma ser uma alternativa para quem tem problemas com a cafeína, como é o caso do aumento de ansiedade, mas ainda assim não abre mão do sabor da bebida.

You might be interested:  Marita Café Que Adelgaza?

Qual a diferença entre o café descafeinado e o normal?

‘O café descafeinado possui aroma, textura e sabor similares ao comum, só diferenciando na quantidade de cafeína. Enquanto o café com cafeína, em 100g, tem em média 0,8 a 2,5 g de cafeína; o café descafeinado precisa ter no máximo 0,1 g/100g de cafeína’.